A Copa do Mundo do Qatar está chegando: Como aproveitar para gerar conteúdo e atrair leads?

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A Copa do Mundo de futebol masculino da FIFA é um dos maiores eventos esportivos do mundo, senão o maior. Não só em termos econômicos, mas também em audiência e adesão do público em geral.

O futebol é o esporte mais popular do mundo, e poder ver as seleções com seus melhores jogadores atrai bilhões de espectadores, desde os mais fanáticos até famílias que querem apenas torcer por seus países.

Essa mistura de públicos apaixonados e torcedores mais esporádicos dá à Copa do Mundo uma característica única: ela une as nações. Diferente de outros eventos que são tão grandes quanto a Copa do Mundo, como o Super Bowl (final da liga de futebol americano) e a Champions League (que, assim como o Super Bowl, tem partida única na final) a Copa costuma ser mais democrática e inclusiva, pois representa um esporte que também é mais diverso.

Com o mundo inteiro com as atenções voltadas para a próxima Copa, que acontecerá entre novembro e dezembro de 2022, no Catar, é importante analisarmos como é possível explorar comercialmente esse interesse do público e criar estratégias para gerar conteúdo e atrair leads.

Como? Vamos dar algumas sugestões.

Penta do Brasil completou 20 anos em 2022

A força das cores

A camisa ‘canarinho’ é reconhecida mundialmente. O sucesso de nossa seleção levou ao mundo o verde e amarelo da nossa bandeira. É muito comum em época de Copa vestirmos as cores do nosso país, com camisas, faixas, bandeiras, toalhas, etc. O Brasil fica mais verde e amarelo na Copa, e utilizar essas cores no seu negócio pode atrair mais clientes, pois gera uma identificação maior e um senso de ‘atualidade’.

Pode ser na foto do perfil, nas publicações ou até mesmo na decoração da empresa. Aqui vale estampar o orgulho de ser brasileiro e mostrar às pessoas que sim, você também está na torcida pelo hexa.

Nossas principais dicas são:

– Use o verde e amarelo nas redes sociais, seja com sua logo ou criando uma ‘tag’ que representa a torcida pelo Brasil na Copa;

– Se couber no orçamento, providencie uniformes que façam menção ou sejam parecidos com os uniformes da seleção, isso gera um impacto visual muito forte e vai ajudar na adesão de toda a equipe;

– Utilize bandeiras, quadros e o que mais for possível na decoração do local de trabalho, seja ele um escritório ou loja, e mesmo se você trabalha em Home Office, se vestir com a camisa ou pendurar uma bandeira do Brasil ao fundo já mostra que está engajado na Copa do Mundo.

Não limite-se, use a sua criatividade para gerar mais formas de aparecer e mostrar que o verde e amarelo estão presentes na empresa durante esse período, e isso atrairá a atenção de mais pessoas.

Crie conteúdo relacionado com a Copa

Essa é uma época em que toda a atenção está voltada ao futebol e à Copa do Mundo, portanto você deve aproveitar o momento para surfar a mesma onda.

Para quem cria conteúdo, existem muitas formas de explorar a temática. Uma vez que você já coloriu a sua rotina de verde e amarelo, agora é a hora de mostrar isso para seus seguidores e para seus potenciais clientes.

O que é possível fazer?

– Crie conteúdo com a temática da Copa. Se você trabalha com venda de produtos, por exemplo, experimente criar uma ‘seleção’ de 11 produtos que estarão com preços promocionais ou condições exclusivas;

– Mostre sua decoração personalizada todos os dias. Use e abuse dos stories no Instagram para mostrar que você investiu na personalização do local de trabalho e todos estão na torcida pelo hexa;

– Seja criativo e faça analogias com o futebol. Assim como a ideia da seleção de produtos, você também pode explorar outros meios com a temática de futebol. Por ex.: Faça postagens apresentando a equipe como se fossem convocados da seleção. Isso traz, além de humanização de conteúdo, interatividade e entretenimento, que são ótimos para reter a atenção dos seguidores;

Exemplo de decoração em supermercado

Explore o offline com materiais impressos

Não fique só no online. Apesar de muito poderoso, ter uma estratégia de distribuição que inclua o offline gera muito valor.

Aqui a dica é simples: Crie folders e materiais personalizados com a temática da Copa do Mundo. Se você investe em mídias tradicionais, como revistas e jornais, por exemplo, aplique a ideia do ‘verde e amarelo’ na sua identidade.

Para quem anuncia em rádio, talvez seja legal uma vinheta personalizada, como uma narração de futebol, não acha? A criatividade é sua!

E que tal pensarmos em eventos? No horário dos jogos do Brasil, principalmente, algumas empresas se reúnem e param para ver o jogo. Se for possível, também pense em convidar mais pessoas para o evento, gerando uma interação com amigos e clientes. Essas oportunidades são ótimas para fortalecer o networking.

2 dos 3 jogos do Brasil serão as 16h de Brasília, um excelente horário para emendar um Happy Hour após o jogo. Então aproveite e comece a planejar agora mesmo! Invista tempo no planejamento para evitar fazer as coisas de última hora.

A Copa do Mundo dura apenas um mês, mas o retorno pode ser duradouro

O período de Copa é completamente mágico. Todo mundo só fala nisso e todas as mídias tradicionais se dedicam à cobertura do evento.

Como estamos falando de gerar conteúdo e atrair leads, não podemos pensar pequeno. Aproveite cada desdobramento que acontece na Copa para continuar criando conteúdos e estratégias de captação de clientes, mesmo após o término da Copa.

Claro que após a final do torneio a atenção das pessoas vai caindo gradativamente, mas ainda temos uma janela boa para converter possíveis leads se produzirmos o material certo. Para quem vai vender produtos relacionados ao período, vale uma promoção ao final para evitar produtos encalhados.

Ao final, o que buscamos com essas estratégias é aumentar o reconhecimento da empresa e gerar engajamento com mais usuários. Economicamente, quem trabalha com venda de produtos e artigos relacionados consegue ter resultados melhores, mas ainda há espaço para muitos setores também aumentarem seu faturamento.

O mais importante é não ficar parado. Não importa o tamanho da sua ação, faça o que for possível e estiver ao seu alcance para aparecer. Quanto mais relevância você atingir durante o período, mais você será lembrado depois. Mobilize sua equipe e procure inspirações de eventos e ações de marketing de outras Copas, assim você garante o sucesso da sua estratégia!

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